TERRA NOVA _ 2019

realização: Artur Ribeiro

argumento: Artur Ribeiro e Nuno Duarte

intrepretação: Virgilio Castelo, Pedro Lacerda, Miguel Borges, Vitor Norte, Joao Reis, Rodrigo Tomás, Joao Craveiro, Ricardo Sá, Joao Catarré, Vitor Andrade, Miguel Partidario, Manuel Sa Pessoa, Paulo Manso.

produção: Cinemate SA , Lightburst Pictures Gmbh

sinopse: Nas águas geladas do Labrador, o lugre bacalhoeiro Terra Nova está a passar por um mau ano de pesca o Capitão decide navegar até à Gronelândia, rota nunca antes navegada pelos lugres, no início dos anos 1930.
Enquanto a tripulação luta contra as tempestades e as águas geladas do Oceano Atlântico Norte, seguimos o drama pessoal de Albino, outrora um pescador de primeira linha que caiu em desgraça, enquanto tenta proteger e orientar Miguel um jovem órfão que o admira, apesar do antagonismo de alguns pescadores.
Com as dificuldades crescentes da viagem, o conflito intensifica-se e Albino receia que se o mar não o matar, talvez um deles o faça, se ele não os matar primeiro. Apesar do Capitão liderar o navio com pulso de ferro, não consegue evitar um motim que compromete o objectivo da viagem, lançando homens contra homens, num conflito que surpreende Bernardo, um médico que faz a sua primeira viagem e que se encontra dividido entre a solidariedade para com os pescadores e o respeito pela autoridade do Capitão.
A bordo do Terra Nova, existe os conflitos de homens contra homens e homens contra o mar – qual é o mais mortal?